Isabel Castanheira nomeada coordenadora do Departamento de Alimentação e Nutrição

02-11-2018

Isabel Castanheira é a nova coordenadora do Departamento de Alimentação e Nutrição (DAN) do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, substituindo no cargo Maria Antónia Calhau, que completou, dia 18 de outubro, o seu tempo de exercício em funções públicas. Licenciada em Farmácia pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, Isabel Castanheira é investigadora principal do Instituto Ricardo Jorge desde 2005, desenvolvendo o seu trabalho principalmente nas áreas de bioinorgânica, segurança alimentar, qualidade e metrologia da alimentação e nutrição.

A nova coordenadora do DAN considera a sua nomeação “um grande desafio” e o resultado de “dias vivenciados na promoção de uma alimentação saudável”. Em relação ao futuro, Isabel Castanheira espera “preservar a dinâmica do legado” da sua antecessora e “encontrar com todo o departamento sinergias que permitam a mobilização em torno de objetivos consensualmente definidos”, assim como “manter equipas viradas para o futuro alicerçado no que de melhor o passado ensinou e despertas para a realidade interna e externa”.

Coautora de mais de uma centena de publicações científicas em revistas internacionais e nacionais com avaliação interpares e comunicações orais e em painel em diversos congressos internacionais indexados, Isabel Castanheira tem integrado e coordenado ao longo da sua carreira diversas equipas de investigação de projetos científicos e tecnológicos financiados pela Comissão Europeia e pela Fundação para a Ciência e Tecnologia. Recentemente foi reconduzida no cargo de presidente do comité técnico para a metrologia da alimentação e nutrição da IMEKO (Confederação Internacional de Metrologia) e eleita membro do comité de avaliação de mandatos da IMEKO.

Antes de ingressar no Instituto Ricardo Jorge, em 2002, Isabel Castanheira foi bolseira da Agência Internacional de Energia Atómica (1984-1985), assistente de investigação no Laboratório Nacional de Engenharia e Tecnologia Industrial (1981-1990) e investigadora auxiliar no Instituto Português da Qualidade (1991-2001). Entre 1994 e 1999, foi ainda responsável pelo Laboratório de Quantidade de Matéria do Laboratório Nacional de Metrologia, onde chegou também a desempenhar o cargo de subdiretora (1998-1999).

O DAN, um dos seis departamentos técnico-científicos do Instituto Ricardo Jorge, desenvolve atividades nas áreas da segurança alimentar e nutrição, tendo como visão a obtenção de ganhos em saúde pública através do estudo aprofundado da situação do país nas áreas da alimentação e da nutrição humanas. Compete ao DAN a promoção da saúde, a prevenção de doenças de origem alimentar e a melhoria do estado nutricional da população, através de investigação e desenvolvimento, vigilância, referência, prestação de serviços diferenciados, formação, informação e consultoria.

imagem do post do Isabel Castanheira nomeada coordenadora do Departamento de Alimentação e Nutrição