Investigadora do Instituto Ricardo Jorge participa em programa sobre biomonitorização humana

03-01-2020

Maria João Silva foi uma das convidadas do programa “Carbono Zero”, emitido recentemente no canal de televisão temático S+ e dedicado ao tema da biomonitorização humana. A investigadora do Departamento de Genética Humana do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge explicou em que consiste a biomonitorização humana e falou sobre os objetivos do projeto europeu HBM4EU (European Human Biomonitoring Iniciative), entre outros temas.

Coordenado pela Agência Federal do Ambiente da Alemanha, o HBM4EU é um consórcio europeu que conta com a participação de 28 países, da Agência Europeia do Ambiente e da Comissão Europeia, financiado ao abrigo do programa europeu Horizonte 2020. Esta iniciativa tem por objetivo utilizar a biomonitorização humana para avaliar a exposição humana a substâncias químicas, com vista a uma melhor compreensão dos impactos associados na saúde e à melhoria da avaliação dos riscos químicos.

Ao nível do indivíduo, os dados da biomonitorização humana permitem tomar decisões mais informadas no que respeita a tratamentos médicos ou orientações relativas à necessidade de reduzir os níveis de exposição. A biomonitorização humana sustenta a avaliação da exposição humana a substâncias químicas mediante a medição dessas mesmas substâncias ou dos seus metabolitos ou marcadores de efeitos nos fluidos ou tecidos do organismo.

A iniciativa HBM4EU recorrerá a exemplos de excelência científica existentes e desenvolverá competências para estabelecer uma Plataforma Europeia de Biomonitorização Humana, a qual terá como objetivo harmonizar as atividades de biomonitorização humana nos países parceiros deste projeto. O Instituto Ricardo Jorge está envolvido em 10 dos 16 workpackages do projeto HBM4EU, através de investigadores e técnicos de quatro dos seus departamentos técnico-científicos (Genética Humana, Alimentação e Nutrição, Epidemiologia e Saúde Ambiental).

O canal S+ é um canal de televisão temático com produção e conteúdos dedicados à Saúde e Bem-Estar, disponibilizando programas de produção própria mas também documentários e programas estrangeiros dedicados às mais diversas vertentes da saúde e do bem-estar. O programa “Carbono Zero” aborda temas relacionados com o ambiente e dá destaque a práticas “verdes” adotadas por instituições na área da saúde tanto ao nível da reciclagem de resíduos como da poupança de energia ou criação de metodologias mais eficazes.

Para assistir ao programa “Carbono Zero”, clique aqui.

imagem do post do Investigadora do Instituto Ricardo Jorge participa em programa sobre biomonitorização humana