Instituto Ricardo Jorge promove workshop sobre Health Impact Assessment

07-02-2019

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, através do seus departamentos de Promoção da Saúde e Prevenção de Doenças Não Transmissíveis (DPS), de Epidemiologia e de Alimentação e Nutrição, promoveu, nos dias 29 e 30 de janeiro, nas suas instalações em Lisboa, um workshop sobre Health Impact Assessment (HIA), com o suporte técnico da Organização Mundial da Saúde (OMS). A iniciativa visou desenvolver competências técnicas, instrumentos e metodologias para avaliação do estado de saúde da população, das desigualdades em saúde e do impacte na saúde das intervenções dos vários setores.

Organizado no âmbito do Biennial Collaborative Agreement entre a OMS e o Ministério da Saúde, o evento pretendeu ainda contribuir para a introdução do HIA como uma ferramenta para apoiar a cooperação intersectorial e uma abordagem de “Saúde em todas as políticas”. Intitulado “Health Impact Assessment Piloting in Portugal”, o workshop contou com a presença de especialistas nacionais e internacionais, nomeadamente da região europeia da OMS, da Direção-Geral da Saúde e das Administrações Regionais de Saúde do Alentejo e de Lisboa e Vale do Tejo, entre outros.

Esta reunião técnica veio dar seguimento a um outro workshop, realizado em novembro de 2017, no qual foram lançados três estudos piloto em HIA utilizando uma metodologia de “Learning By Doing” e com o suporte técnico da OMS. Adicionalmente, foram discutidos aspetos relacionados com os conceitos básicos e fundamentais de HIA, nomeadamente no que respeita ao engajamento dos stakeholders, à garantia de qualidade e ao papel desta metodologia no processo de comunicação e tomada de decisão.

O HIA é uma metodologia que permite avaliar uma política, programa ou projeto e usar os resultados para aumentar o conhecimento sobre a proposta, informar os decisores e população afetada, minimizar os efeitos potenciais e maximizar os efeitos positivos sobre a saúde e bem-estar. O Instituto Ricardo Jorge, através do DPS, tem vindo a desenvolver diversas atividades nesta área de forma a contribuir para o desenvolvimento da capacitação dos profissionais de saúde e de outros setores, nos vários níveis de intervenção.

Incluído num programa de treino em HIA iniciado pelo Instituto Ricardo Jorge, de forma a colmatar as necessidades sentidas nesta área, o workshop “Health Impact Assessment Piloting in Portugal” apresentou-se como uma oportunidade para discutir os métodos e opções adotadas pelos vários grupos de trabalho no sentido de reorientar esforços para a apresentação das conclusões dos estudos em curso.

Com base nesta experiência, com o apoio técnico da OMS, e em parceria com outras instituições da saúde, assim como com a colaboração de outros setores, o Instituto Ricardo Jorge pretende agora elaborar um Guia para apoio ao desenvolvimento de estudos de impacte na Saúde, adaptado ao contexto nacional e regional, contribuindo assim para o modelo de Avaliação do Impacte na Saúde em Portugal e criando uma rede nacional sólida capaz de implementar uma abordagem intersectorial em saúde, com a finalidade de promover a Saúde em todas as políticas.

 

imagem do post do Instituto Ricardo Jorge promove workshop sobre Health Impact Assessment