Instituto Ricardo Jorge promove Seminários “Ciência e COVID-19”

14-10-2021

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) promoveu, dia 14 de outubro, a segunda sessão do ciclo de seminários temáticos científicos sobre COVID-19, em modalidade presencial com transmissão online, intitulado “Ciência e COVID-19”, com o objetivo de contribuir para o esclarecimento e informação dos decisores e quadros superiores das instituições centrais do Ministério da Saúde. A sessão decorreu no auditório do INSA, em Lisboa, e teve como tema geral “Farmacovigilância e monitorização da efetividade das vacinas contra a COVID-19”.

A iniciativa contou com palestrantes da comunidade científica portuguesa e dos serviços de saúde e abordou, em linguagem clara, temas de interesse em função da situação epidemiológica e do estado do conhecimento cientifico ligado à COVID-19, bem como permitir uma melhor compreensão de questões relacionadas com a pandemia por profissionais envolvidos direta ou indiretamente na gestão da epidemia e no planeamento e implementação de medidas de combate à COVID-19.

Na sessão de 14 de outubro, três especialistas procuraram explicar de forma acessível noções e conceitos relacionados com a farmacovigilância da vacina contra a COVID-19, a metodologia e os dados referentes ao estudo e monitorização da efetividade das vacinas contra a COVID-19, e a caracterização dos tipos e do relevo dos estudos serológicos para a decisão no controlo da pandemia.

As apresentações foram feitas por Miguel Antunes (Gestão de Risco de Medicamentos do INFARMED), Ausenda Machado e Ana Paula Rodrigues (Departamento de Epidemiologia do INSA), numa sessão moderada por Ana Maria Correia, Diretora do Centro de Saúde Pública Dr. Gonçalves Ferreira. Às palestras seguiu-se um período de debate, com perguntas e respostas sobre os referidos temas, bem como as conclusões finais da sessão.

Com uma periodicidade quinzenal, os seminários “Ciência e COVID-19” decorrem, preferencialmente, no auditório do INSA com a presença física dos preletores convidados para as respetivas sessões. As sessões são transmitidas através da plataforma online Teams, para um grupo restrito de agentes do setor da Saúde, mediante convite e, ou, inscrição prévia. De acordo com a capacidade do auditório, poderá assistir presencialmente um número limitado de participantes do público-alvo identificado.

imagem do post do Instituto Ricardo Jorge promove Seminários “Ciência e COVID-19”