Instituto Ricardo Jorge promove seminário sobre interação do vírus influenza com o seu hospedeiro humano

06-06-2019

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge promoveu, dia 4 de junho, no seu auditório em Lisboa, um seminário sobre a interação do vírus influenza com o seu hospedeiro humano. Na ocasião foram apresentados resultados de investigação recentemente realizada, bem como uma nova plataforma bioinformática para vigilância da gripe, com base na sequenciação do genoma total do vírus influenza e, ainda, discutido o caminho científico a seguir nesta temática.

Moderado por Helena Rebelo de Andrade (Departamento de Doenças Infeciosas), o seminário “Gripe: interação do vírus influenza com o seu hospedeiro humano” teve como oradores Vânia Gaio (Departamento de Epidemiologia), Susana David (Departamento de Genética Humana) e Vítor Borges (Departamento de Doenças Infeciosas), enquanto que a perspetiva clínica foi dada por Filipe Froes (Hospital Pulido valente, CHULN).

Os agentes infeciosos microbianos (bactérias, vírus, fungos ou outros parasitas) são necessários, mas não suficientes para o desenvolvimento de uma doença infeciosa. De facto, é bem-sabido que algumas pessoas desenvolvem formas graves de doenças infeciosas, na sequência de uma infeção, enquanto outras, expostas ao mesmo microrganismo, se mantêm assintomáticas.

A identificação e caraterização da fragilidade ou robustez das defesas imunitárias dos indivíduos suscetíveis, que expliquem essas diferenças de resposta à exposição a agentes patogénicos, terão profundas implicações na prática clínica (preventiva e curativa) e no conhecimento da biologia da imunidade.

Os Seminários Ricardo Jorge têm como objetivo estimular a discussão sobre temas de interesse para as atividades do Instituto, para a ciência e para a saúde pública nacional e global. Promovidos pelo Conselho Científico do Instituto Ricardo Jorge, estes encontros pretendem ainda divulgar interna e externamente algum do trabalho desenvolvido, trazendo novas perspetivas, saberes e ideias que possam melhorar as atividades realizadas.

imagem do post do Instituto Ricardo Jorge promove seminário sobre interação do vírus influenza com o seu hospedeiro humano