2ª Conferência Internacional sobre contaminantes químicos em alimentos (ICFC 2017)

24-01-2017

O Instituto Ricardo Jorge e o Centro de Engenharia Biológica (CEB) da Universidade do Minho promovem, dias 13 e 14 de julho, em Braga, a 2ª Conferência Internacional sobre Contaminantes Químicos em Alimentos (ICFC 2017). A submissão de resumos para comunicações orais ou sob a forma de poster deverá ser efetuada até 28 de abril.

O Centro de Engenharia Biológica da Universidade do Minho e o Departamento de Alimentação e Nutrição do Instituto Ricardo Jorge vão organizar a 2ª Conferência Internacional sobre Contaminantes Químicos em Alimentos, dedicada ao estudo do impacto das alterações climáticas na segurança alimentar (food safety) e as suas implicações na saúde humana. A conferência decorrerá, dias 13 e 14 de Julho, nas instalações da Universidade do Minho, em Braga.

Por forma a promover o intercâmbio de ideias entre investigadores que desenvolvem a sua atividade no domínio dos contaminantes alimentares e o seu impacto na saúde humana, o Instituto Ricardo Jorge organizou, em 2015, a primeira conferência ICFC, que abordou os desafios associados à presença de misturas de contaminantes químicos nos alimentos e impacto na saúde humana – ICFC2015.

Face à crescente preocupação relativa aos efeitos das alterações climáticas na segurança alimentar, a 2ª Conferência ICFC incidirá nesta temática e incluirá quatro sessões relacionadas com toxinas naturais e implicações na saúde humana, ocorrência e sistemas de vigilância de contaminantes em alimentos, contaminantes emergentes e avaliação de risco e estratégias de mitigação dos riscos associados. A submissão de resumos para comunicações orais ou sob a forma de poster deverá ser efetuada até 28 de Abril. As inscrições deverão ser efetuadas diretamente no site do evento.

O programa da reunião conta com apresentações efetuadas por oradores nacionais e internacionais de instituições de reconhecido mérito científico (Universidade Vigo, Espanha; Joint Research Centre, Bélgica; Universidade de Utrecht, Holanda; EFSA, Itália; Universidade do Porto; ISPA, Lisboa; entre outras). Considerando a elevada pertinência deste tema, a revista científica “Food Additives and Contaminants – Part A”, dedicará um número especial a esta conferência, pelo que os participantes são encorajados a submeter trabalhos que, posteriormente, poderão ser selecionados para publicação.

imagem do post do 2ª Conferência Internacional sobre contaminantes químicos em alimentos (ICFC 2017)