Instituto Ricardo Jorge participa no Encontro Ciência 2018

06-07-2018

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge participou no Encontro Ciência 2018, evento anual que junta investigadores portugueses com o objetivo de promover o debate alargado dos principais temas e desafios da agenda científica para além do universo da investigação. A edição deste ano, que decorreu entre os dias 2 e 4 de julho no Centro de Congressos de Lisboa, contou com a presença de investigadores dos departamentos de Epidemiologia e de Genética Humana.

Além de duas demonstrações intituladas “Sistemas de aviso em eventos climáticos extremos” e “Gripenet: a ciência cidadã no controlo da gripe”, os investigadores do Instituto Ricardo Jorge foram ainda responsáveis por apresentar três comunicações sobre saúde pública e epidemiologia. “Human biomonitoring studies contribution for better public health decisions”, “Studying influenza vaccine effectiveness” e “Measuring health inequalities in Portugal” foram os títulos das três comunicações apresentadas por Maria João Silva, Baltazar Nunes e Marta Barreto, respetivamente.

O Encontro Ciência 2018 teve como principal objetivo estimular não só a participação como a interação entre investigadores, setor empresarial e público em geral. Neste sentido, o programa do evento organizou-se em torno de “missões” associadas a grandes desafios científicos e societais, tendo por base os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Nações Unidas para 2030.

Durante os três dias do evento, além de debates, realizaram-se vários workshops de comunicação e ciência, sessões de apresentação dos mais recentes avanços de várias investigações em curso em Portugal e ainda ações de promoção de arte e ciência. A iniciativa foi promovida pela Fundação para a Ciência e Tecnologia em colaboração com a Agência Nacional de Cultura Científica e Tecnológica – Ciência Viva -, a Comissão Parlamentar de Educação e Ciência, com o apoio do governo através do ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor.

imagem do post do Instituto Ricardo Jorge participa no Encontro Ciência 2018