Instituto Ricardo Jorge participa em visita ao Centro de Saúde Pública e Análises da Bulgária

06-12-2018

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, através do seu Departamento Promoção da Saúde e Prevenção Doenças Não Transmissíveis (DPS), participou numa visita ao Centro de Saúde Pública e Análises da Bulgária, promovida pela EuroHealthNet, uma rede europeia de agências e instituições nacionais que visa a promoção da saúde e a equidade em saúde. A iniciativa teve como principal objetivo promover a atualização científica sobre os programas atuais na área de promoção da saúde que visam especificamente grupos vulneráveis na sociedade.

A visita pretendeu ainda promover a troca de experiências a nível internacional sobre os desafios encontrados na prática na área das doenças crónicas não transmissíveis. Exemplos de políticas, práticas e ferramentas inovadoras a nível Europeu foram também partilhadas e discutidas durante o evento, que decorreu, nos dias 13 e 14 de novembro, em Sófia, e juntou representantes da Bósnia-Herzegovina, Bulgária, Eslovénia, França, Holanda, Hungria, Itália, Macedónia, Polónia e Portugal.

No âmbito das atividades desenvolvidas durante a visita, o DPS, que se fez representar pela investigadora Luciana Costa, foi responsável por efetuar, na sessão “Good practices for responding to the requirements of people with NonCommunicable Diseases, including the community care”, uma comunicação oral sobre exemplos de boas práticas implementadas em Portugal para responder aos requisitos de pessoas com doenças crónicas não transmissíveis, incluindo os cuidados comunitários. Foi também feito um breve resumo sobre o perfil e o estado atual da Saúde no nosso país relativamente a estas áreas de trabalho.

Criada em 1996, a EuroHealthNet é uma rede europeia de agências e instituições nacionais sem fins lucrativos que tem como objetivo a promoção da saúde e a equidade em saúde entre e dentro dos países europeus, através da ação sobre os determinantes sociais da saúde. Constituída por mais de 30 grupos de membros nacionais, entre os quais o Instituto Ricardo Jorge, a EuroHealthNet desenvolve o seu trabalho com parcerias e apoios aos Estados-membros da União Europeia e países associados através de políticas e desenvolvimento de projetos, redes e comunicações.

imagem do post do Instituto Ricardo Jorge participa em visita ao Centro de Saúde Pública e Análises da Bulgária