Instituto Ricardo Jorge participa em reunião anual de Institutos Nacionais de Saúde Pública da Europa

12-04-2019

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, representado por Fernando de Almeida e Cristina Abreu Santos, respetivamente Presidente e Vogal do Conselho Diretivo, participou na reunião de diretores dos institutos europeus da Associação Internacional de Institutos Nacionais de Saúde Pública (IANPHI), que decorreu, nos dias 8 e 9 de abril, em Chisinau (Moldávia). Neste encontro, que contou com a presença de 20 países, foram debatidas várias questões sobre o papel dos institutos nacionais no âmbito da saúde pública europeia.

O Instituto Ricardo Jorge participou, ativamente, nesta reunião tendo sido convidado a efetuar uma apresentação sobre o atual plano de reforma da instituição e responsável por moderar ainda uma mesa dedicada a processos de fusão de instituições ligadas à saúde na Europa. Durante a reunião houve também oportunidade para vários encontros bilaterais, nomeadamente com a diretora do Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC) e responsáveis da Organização Mundial da Saúde para a Europa.

O Conselho Diretivo debateu ainda com o Presidente da IANPHI, André van der Zande, a preparação da avaliação externa que será realizada nos próximos meses ao Instituto Ricardo Jorge por uma equipa da IANPHI. O Instituto Ricardo Jorge é membro da IANPHI desde a sua fundação, em 2006. Fazem atualmente parte desta associação internacional 100 organizações de 88 países.

A IANPHI tem como objetivo catalisar o desenvolvimento dos institutos nacionais de saúde do mundo e assim reforçar a capacidade global de ação no domínio da Saúde Pública. O trabalho desta organização é desenvolvido na esfera global, tendo membros de todos os continentes, havendo no entanto lugar para o apoio às iniciativas regionais de fortalecimento dos institutos nacionais de saúde.

É neste sentido que são promovidas todos os anos reuniões entre os diretores dos institutos europeus, com o objetivo de reforçar a colaboração entre instituições congéneres. Em 2007, o Instituto Ricardo Jorge organizou, em Lisboa, o segundo encontro de diretores dos institutos europeus de saúde pública, no âmbito da Presidência Portuguesa da União Europeia.

imagem do post do Instituto Ricardo Jorge participa em reunião anual de Institutos Nacionais de Saúde Pública da Europa