Instituto Ricardo Jorge participa em Encontro com a Ciência e Tecnologia em Portugal 2020

30-10-2020

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), através do seu Departamento de Doenças Infeciosas, vai participar no Encontro com a Ciência e Tecnologia em Portugal 2020, na sequência de um convite da Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica (AICIB). A iniciativa, que terá lugar nos próximos dias 3 e 4 de novembro, visa promover um amplo debate sobre os principais tópicos e desafios da agenda científica além do mundo da investigação científica.

A participação do INSA, que decorre dia 4 de novembro, durante uma sessão virtual promovida pela AICIB dedicada ao tema “Os Desafios para a Investigação Clínica e Inovação Biomédica em Tempo de Pandemia”, será assegurada pelo investigador João Paulo Gomes e terá como foco o “Estudo da diversidade genética SARS COV2 (COVID-19) em Portugal”, projeto de investigação de âmbito nacional coordenado pelo INSA.

Este trabalho tem como objetivo monitorizar a diversidade genética do SARS-CoV-2, especialmente durante os primeiros meses da epidemia. Financiado no âmbito da primeira edição do programa de apoio Research4Covid promovido pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e pela AICIB, o “Estudo da diversidade genética do novo coronavírus SARSCoV-2 em Portugal” conta com a participação de mais de 60 hospitais/laboratórios de todo o país, tendo até ao momento analisado 1785 sequências do genoma do novo coronavírus.

Promovido pela FCT em colaboração com a Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica e a Comissão Parlamentar de Educação e Ciência, e com o apoio institucional do Governo através do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, o Encontro Ciência pretende estimular não apenas a participação, mas também a interação entre investigadores, o setor empresarial e o público em geral. Para mais informações, consultar o site do evento ou o programa da sessão.

imagem do post do Instituto Ricardo Jorge participa em Encontro com a Ciência e Tecnologia em Portugal 2020