Instituto Ricardo Jorge integra missão de cooperação com o Ministério da Saúde Pública da Guiné-Bissau

25-11-2019

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, através do seu presidente Fernando de Almeida, integrou uma missão do Ministério da Saúde à Guiné-Bissau, com o objetivo de apoiar o Ministério da Saúde Pública da Guiné-Bissau (MINSAP) nas reformas estruturais e respetiva capacitação técnica do MINSAP. A delegação portuguesa integrou, também, representantes da Direção-Geral da Saúde, do Instituto Nacional de Emergência Médica e do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua.

A missão teve como objetivo geral a atualização do Plano de Ação 2015 a partir das áreas prioritárias já identificadas. Durante os quatro dias de missão, que decorreu de 4 a 7 de novembro, a delegação portuguesa foi recebida pela Ministra da Saúde daquele país e realizou várias reuniões de trabalho com os representantes das estruturas do MINSAP, tendo ainda tido a oportunidade de visitar o Hospital Nacional Simão Mendes.

O programa da visita incluiu ainda a participação em encontros bilaterais com representantes da Organização Mundial da Saúde, Banco Africano do Desenvolvimento, Banco Mundial- ReDISSE, Faculdade de Medicina de Bissau, Instituto Nacional de Saúde Pública (INASA), Escola Nacional de Saúde e Central de Compras de Medicamentos, além de reuniões com as Ordens dos Médicos e dos Enfermeiros da Guiné Bissau. A Missão terminou com uma reunião de cortesia e de trabalho com o Embaixador de Portugal na Guiné-Bissau.

Desde 2015, o Instituto Ricardo Jorge tem participado e desenvolvido vários projetos de cooperação técnica com a Guiné-Bissau, nomeadamente na instalação e o funcionamento de um laboratório móvel para o diagnóstico de infeções pelo vírus Ébola. Posteriormente, foi também responsável por apoiar o INASA no reforço da sua capacidade de diagnóstico laboratorial e de vigilância epidemiológica de doenças infeciosas.

imagem do post do Instituto Ricardo Jorge integra missão de cooperação com o Ministério da Saúde Pública da Guiné-Bissau