Instituto Ricardo Jorge integra delegação do Ministério da Saúde em visita ao Brasil

03-01-2020

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), através do seu Departamento de Alimentação e Nutrição, integrou a delegação do Ministério da Saúde que esteve, entre os dias 11 e 13 de dezembro, em Brasília, a convite do Ministério da Saúde do Brasil, para dar a conhecer alguma da atividade desenvolvida por Portugal no combate à obesidade infantil. A deslocação teve ainda como objetivo estreitar a colaboração entre organismos que integram os ministérios da Saúde dos países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Constituída pela coordenadora do Departamento de Alimentação e Nutrição (DAN) do INSA, Isabel Castanheira, e pela diretora do Programa de Promoção para a Alimentação Saudável da Direção-Geral da Saúde (DGS), Maria João Gregório, a delegação portuguesa participou em várias iniciativas e reuniões técnico-científicas, nomeadamente num workshop intitulado plano de prevenção e controlo da obesidade infantil no Brasil, organizado pelo Ministério da Saúde brasileiro.

Neste workshop, que decorreu dia 11 de dezembro, na sede da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), o INSA apresentou duas comunicações, uma sobre a sua contribuição no combate à obesidade infantil, da autoria de Isabel Castanheira, e uma outra, proferida pela investigadora do DAN Ana Rito, versando os resultados do COSI Europa e Portugal. Estas apresentações foram integradas no painel “Avanços de Portugal na redução das taxas de obesidade infantil / Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável em Portugal da responsabilidade do Ministério da Saúde de Portugal”.

Durante a sua estadia no Brasil, a delegação portuguesa esteve também reunida com dirigentes do Ministério da Saúde brasileiro responsáveis pela implementação das políticas de saúde, com particular ênfase em medidas efetivas do combate à obesidade infantil como a rotulagem, a regulamentação da publicidade e o trabalho nas cantinas e refeitórios escolares. Foram igualmente trocadas experiências sobre as políticas desenvolvidas pelos Ministérios da Saúde de Portugal e do Brasil, nomeadamente os programas e ações de promoção da alimentação saudável.

As responsáveis do INSA e da DGS realizaram ainda visitas a serviços de saúde e a uma escola para conhecer a implementação destas medidas e das ações intersetoriais, tendo tido também oportunidade de identificar e correlacionar os procedimentos e abordagens para estimular a atividade física em desenvolvimento no Brasil e em Portugal. A delegação conheceu ainda o trabalho desenvolvido pelas autoridades brasileiras no respeitante à tabela de composição de alimentos específicos para a alimentação desde a infância até à adolescência, bem como estratégias para a produção de alimentos saudáveis e sustentáveis.

A deslocação ao Brasil inseriu-se num conjunto de visitas que o INSA e a DGS têm vindo a realizar para estreitar a colaboração entre os organismos da Saúde que integram os ministérios da Saúde dos países da CPLP, de forma a reforçar ações de monitorização e prevenção que se traduzam por ganhos em saúde. Enquanto Centro Colaborativo da OMS para a Nutrição e Obesidade Infantil, o INSA, através do DAN, visa desenvolver ações de vigilância do estado nutricional e colaborar nos trabalhos da OMS para a monitorização da ingestão alimentar, em particular de componentes nocivos como o sal, ácidos gordos trans e açucares livres.

imagem do post do Instituto Ricardo Jorge integra delegação do Ministério da Saúde em visita ao Brasil