Instituto Ricardo Jorge atualiza Tabela da Composição de Alimentos

22-05-2020

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), através do seu Departamento de Alimentação e Nutrição, atualizou a Tabela da Composição de Alimentos (TCA), documento de referência nacional para a composição dos alimentos consumidos em Portugal. A versão agora disponibilizada inclui 131 novos alimentos consumidos pela População Portuguesa, identificados durante o projeto Inquérito Alimentar Nacional e de Atividade Física (2015-2016).

Os novos alimentos pertencem às categorias de Produtos Primários (74) distribuídos por 8 grupos de alimentos sendo os mais representados o grupo “Leguminosas, frutos de casca rija, sementes oleaginosas e especiarias” e “Produtos hortícolas e derivados”, e Derivados de Produtos Primários (57) distribuídos por 9 grupos de alimentos sendo os mais representados o grupo “Leite e produtos lácteos” e “Frutos e produtos derivados de frutos”.

A nova versão da TCA contém 1275 alimentos (crus, cozinhados e processados) com informação sobre o teor de 42 componentes e pode ser descarregada livremente, em Excel, a partir do menu “Composição de Alimentos > Descarregar Excel da TCA”, sendo também possível a pesquisa online, por exemplo, através de palavra-chave, grupo de alimentos, componentes ou lista alfabética. Desde 2017 que o INSA publica atualizações da TCA anuais e de acesso livre.

A atualização da TCA é um trabalho permanente e consiste na introdução de informação sobre novos alimentos consumidos pela população portuguesa relativamente ao teor dos 42 componentes já disponíveis, novos componentes, tais como por exemplo, ácidos gordos ómega 3 e ómega 6, iodo e luteína, para todos os alimentos já existentes, e na revisão dos alimentos existentes, quer relativamente à sua descrição, permanência no mercado e teor dos respetivos componentes.

imagem do post do Instituto Ricardo Jorge atualiza Tabela da Composição de Alimentos