Instituto Ricardo Jorge acolhe reunião de parceiros da Labquality

07-06-2019

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, através do Programa Nacional de Avaliação Externa da Qualidade (PNAEQ), foi o anfitrião da reunião de parceiros da Labquality, que decorreu, nos dias 6 e 7 de junho, em Lisboa, e contou com a presença de cerca de 30 convidados, em representação de 16 países. A iniciativa teve como principal objetivo fortalecer o conhecimento em Avaliação Externa da Qualidade (AEQ) e a partilha de ideias e das melhoras práticas entre as várias organizações participantes.

Enquanto anfitrião do evento, o PNAEQ foi responsável por realizar uma breve apresentação da sua história, estrutura e organização interna, assim como das principais atividades desenvolvidas. O programa da reunião incluiu ainda várias palestras com apresentação de perspetivas futuras da empresa e do mercado, lançamento de novos programas AEQ para o ano seguinte, estudos de opinião acerca da Labquality e dos concorrentes diretos em cada país, entre outros temas relevantes na área.

Inserido no Departamento de Epidemiologia do Instituto Ricardo Jorge, o PNAEQ disponibiliza atualmente 259 programas de avaliação externa de qualidade laboratorial nas áreas clínica, POCT (point of care test), genética, anatomia patológica, ecotoxicologia, microbiologias do ar, águas, alimentos e areias. A participação nestes programas, que é voluntária e confidencial, permite aos laboratórios, públicos e privados, através da comparação dos seus resultados, monitorizar e implementar a melhoria da qualidade analítica.

Enquanto laboratório nacional de referência para a saúde, o Instituto Ricardo Jorge é responsável, desde 1978, por promover, organizar e garantir a Avaliação Externa da Qualidade no âmbito laboratorial para laboratórios de análises clínicas e ambientais. A participação no PNAEQ constitui, para os laboratórios, a única forma de deteção de erros sistemáticos, através da comparação dos seus resultados.

Os Programas de Avaliação Externa da Qualidade são uma ferramenta crucial que beneficia os Laboratórios Participantes, através da identificação e avaliação das capacidades dos laboratórios, orientando-os nas ações corretivas e melhorias, assim como através da formação contínua do pessoal do laboratório nos métodos de diagnóstico padrão de forma a contribuir para o aumento da perceção dos sucessos e mudanças na prática do laboratório.

imagem do post do Instituto Ricardo Jorge acolhe reunião de parceiros da Labquality