06-09-2016

O Inquérito Serológico Nacional (ISN), coordenado pelo Instituto Ricardo Jorge, conta agora com o apoio do Hospital do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada e do Centro de Saúde de Vila Franca do Campo para reforçar o recrutamento de participantes na Ilha de São Miguel nos Açores. O ISN tem como principal objetivo conhecer o estado imunitário atual da população para as doenças contempladas no Programa Nacional de Vacinação.

O Hospital do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada e o Centro de Saúde de Vila Franca do Campo, com o apoio de profissionais da Unidade de Saúde Pública da Unidade de Saúde de Ilha de São Miguel, estão a colaborar com o Instituto Ricardo Jorge no recrutamento de participantes para o Inquérito Serológico Nacional (ISN) 2015-2016 na Região Autónoma dos Açores. O recrutamento de crianças, adolescentes e adultos nestas duas unidades de saúde, que teve início dia 5 de setembro, permitirá assim aumentar o número de participantes na maior ilha do arquipélago.

Promovido pelo Instituto Ricardo Jorge, através dos seus departamento de Doenças Infeciosas e de Epidemiologia, o ISN 2015-2016 tem como objetivo principal conhecer o estado imunitário atual da população para as doenças contempladas no Programa Nacional de Vacinação (PNV), bem como a prevalência de alguns agentes infeciosos virais e bacterianos com impacto e relevância em saúde pública, associados a infeções sexualmente transmissíveis. Este é o 3º inquérito a ser realizado em Portugal mas o primeiro a abranger todo o território nacional.

Por rotina, a avaliação do PNV é feita através do cálculo das coberturas vacinais e da monitorização da incidência das doenças evitáveis pela vacinação. É, no entanto, importante que estas avaliações sejam complementadas periodicamente com estudos serológicos de base populacional os quais permitem conhecer a imunidade a título individual, sendo necessário para tal fazer uma análise ao sangue e verificar se existem determinados anticorpos, processo que se denomina de “avaliação do estado imunitário”.
O recrutamento de participantes no ISN 2015-2016 está decorrer em todo o país desde o final do ano passado, tendo também já tido início, em abril de 2016, os testes laboratoriais. A participação neste estudo é voluntária e carece de autorização por escrito por parte dos participantes. No caso de serem menores, o consentimento escrito é dado dado pelos pais ou outro adulto por estes responsável.

O ISN 2015-2016 tem um financiamento de cerca de 700 mil euros, dos quais 85 por cento são assegurados pela Islândia, Liechtenstein e Noruega, através do Programa Iniciativas em Saúde Pública dos EEA Grants, e 15% pelo Estado Português. Os EEA Grants (European Economic Area Grants) destinam-se a apoiar iniciativas e projetos em diversas áreas programáticas, com vista a reduzir as disparidades económicas e sociais e reforçar as relações bilaterais entre os Estados Doadores e os Estados Beneficiários.

Para mais informações, consulte a área do Inquérito Serológico Nacional 2015-2016.

imagem do post do Inquérito Serológico Nacional reforça recrutamento da Ilha de São Miguel nos Açores