Infográfico INSA: Acidentes Domésticos e de Lazer – Queimaduras (0-18 anos)

12-10-2021

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), através do seu Departamento de Epidemiologia, mantém e desenvolve o sistema de vigilância EVITA, focado nos acidentes domésticos e de lazer (ADL) com recurso ao Serviço de Urgência. Enquanto problemática de saúde pública presente mesmo em contexto pandémico, disponibiliza-se um infográfico sobre os acidentes de que resultaram Queimaduras, em crianças e jovens, dos 0-18 anos, nos anos de 2019 e 2020.

Atendendo a que as Queimaduras não fatais são consideradas uma importante causa de morbilidade a nível mundial, pretende-se destacar esta problemática nas vítimas mais jovens, locais onde ocorrem com maior frequência e principais produtos e, ou, objetos envolvidos.

Entre 2019 e 2020, foram registados por EVITA 1.042 episódios de ADL, entre os 0 e os 18 anos, de que resultaram queimaduras, sendo mais frequente no sexo masculino (53,4%) do que no sexo feminino (46,6%). Os acidentes com queimadura registados em crianças e jovens dos 0 aos 18 anos foram mais frequentes no grupo até aos 4 anos (58%), observando-se uma maior proporção de ADL com queimadura no sexo masculino nas crianças até aos 4 anos, e no sexo feminino nos grupos etários seguintes (≥ 5 anos).

O espaço físico da Casa surge como o local onde estes acidentes com queimaduras ocorreram com maior frequência (87%). De referir, a diversidade de produtos e, ou, objetos envolvidos na ocorrência de Queimaduras, destacando-se os alimentos quentes (18%) e a água quente (17%).

O infográfico apresentado tem como fonte de dados o sistema EVITA – Epidemiologia e Vigilância dos Traumatismos e Acidentes, coordenado pelo Departamento de Epidemiologia do INSA, resultando de informação proveniente das notificações recebidas através da rede de Hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) com serviço de urgência que integraram o sistema EVITA durante os anos de 2019 e 2020.

Criado em 2000, este instrumento de observação permite obter dados e informação adicional à informação clínica relevante para a monitorização e vigilância dos acidentes que ocorrem em ambiente doméstico, lazer, escolar e desportivo na população portuguesa, que implicaram recurso às urgências de unidades de saúde do SNS. As vítimas são caracterizadas quanto às situações, circunstâncias do local da ocorrência e das lesões sofridas, assim como, quanto aos agentes envolvidos.

Este infográfico está disponível, em acesso aberto aqui.

Infográfico Acidentes Domésticos e de Lazer – Queimaduras (0-18 anos)

imagem do post do Infográfico INSA: Acidentes Domésticos e de Lazer – Queimaduras (0-18 anos)