ICFC 2021: Submissão de resumos de comunicações prolongada até 12 de setembro

07-09-2021

O prazo de submissão de resumos de comunicações para a 4ª edição da conferência internacional sobre contaminantes alimentares “International Conference on Food Contaminants: challenges on early-life exposure (ICFC 2021)” foi prolongado até 12 de setembro. Promovida pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), através do Departamento de Alimentação e Nutrição, a edição deste ano, que terá lugar nos dias 27 e 28 de setembro, decorre em formato virtual devido à atual situação epidemiológica da COVID-19.

A ICFC 2021 é dedicada aos desafios futuros na área da segurança alimentar e saúde humana, este ano relacionados com a exposição precoce a contaminantes químicos e o seu impacto na saúde humana, nomeadamente os riscos associados à exposição de populações vulneráveis a contaminantes nos alimentos e os efeitos tóxicos decorrentes da exposição precoce a estes contaminantes. Os interessados em participar e apresentar trabalhos, em formato de comunicação oral ou poster, deverão efetuar a sua inscrição aqui.

A Conferência Internacional em Contaminantes Alimentares é um evento multidisciplinar onde investigadores de todo o mundo, independentemente da sua experiência e notoriedade, podem partilhar ideias e conhecimento sobre a saúde humana e os contaminantes alimentares. A participação no ICFC 2021 é gratuita, mas carece de registo prévio até 24 de setembro. Para mais informações, consultar o site da conferência.

A principal via de exposição a contaminantes químicos é a via alimentar, pelo que a Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA) estabeleceu como obrigatória a análise dos riscos (Risk Analysis) associados à cadeia alimentar. A avaliação do risco pretende estudar os efeitos adversos para a saúde, que resultam da exposição do homem a perigos com origem nos alimentos.

imagem do post do ICFC 2021: Submissão de resumos de comunicações prolongada até 12 de setembro