I Reunião Científica do Sistema EVITA: é já na próxima semana

14-11-2019

É já no próximo dia 19 de novembro que terá lugar, no auditório do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, em Lisboa, a I Reunião Científica do Sistema de monitorização dos Acidentes Domésticos e de Lazer – Sistema EVITA. Subordinada ao tema “Observando a Saúde estudamos Acidentes Domésticos e de Lazer”, a iniciativa visa abordar a temática dos acidentes e lesões em ambiente doméstico e de lazer, incluindo os que ocorrem em contexto escolar e em atividade física.

Organizada no âmbito das comemorações dos 40 anos do Serviço Nacional de Saúde e do 120º aniversário do Instituto Ricardo Jorge, a reunião pretende ainda criar um espaço de partilha de experiências entre as diferentes unidades de saúde que participam neste instrumento de vigilância. A participação no evento, que tem como destinatários os intervenientes na notificação a EVITA, bem como os diversos atores que intervêm no setor da saúde, nos diferentes níveis de cuidados, e em outros setores, é gratuita, mas carece de inscrição prévia.

Criado em 2000 e coordenado pelo Departamento de Epidemiologia do Instituto Ricardo Jorge, o EVITA (Epidemiologia e Vigilância dos Traumatismos e Acidentes) é um sistema de recolha e análise de dados sobre Acidentes Domésticos e de Lazer (ADL) que implicaram recurso às urgências de unidades de saúde do Serviço Nacional de Saúde. Desenvolvido em estreita colaboração com a Administração Central do Sistema de Saúde e com os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde , EVITA dá continuidade ao sistema ADELIA (Acidentes Domésticos e de Lazer – Informação Adequada).

Como principais objetivos de curto prazo do sistema EVITA, destaca-se a determinação de frequências e tendências dos ADL em geral e das suas diversas formas, bem como as características das vítimas, das situações e dos agentes envolvidos. A longo prazo, estes objetivos passam pela identificação de situações de risco, bem como de produtos perigosos ou que propiciem a ocorrência de ADL. O sistema permite assim uma base de conhecimento para apoio da definição de políticas de prevenção baseadas na evidência.

Os acidentes constituem uma área de particular relevo à Saúde Pública, dado tratar-se de um problema com reflexo no estado de saúde da população, implicação na utilização dos cuidados de saúde, quer em recurso às urgências hospitalares, quer em acompanhamento posterior materializado em consultas de ambulatório e sua tradução nas dimensões da morbilidade, incapacidade, bem-estar e até mortalidade da população.

Programa I Reunião Científica do Sistema EVITA

imagem do post do I Reunião Científica do Sistema EVITA: é já na próxima semana