Falecimento do Professor Doutor Carlos Silveira, antigo Bastonário da Ordem dos Farmacêuticos

21-05-2018

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge manifesta o seu pesar pelo falecimento do Professor Doutor Carlos Silveira, antigo Bastonário da Ordem dos Farmacêuticos (1989-1995). Investigador e Professor Catedrático da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, Carlos Silveira esteve ligado ao Ministério da Saúde durante 13 anos (1961-1974), fazendo parte da Comissão Instaladora do Instituto Ricardo Jorge entre 1974 e 1976, cargo que exerceu com elevada competência e profissionalismo.

Carlos da Silveira desempenhou um papel marcante na génese do Instituto Ricardo Jorge, através da sua colaboração, enquanto investigador, na conceção, organização e instalação do Laboratório de Comprovação de Medicamentos, tendo continuado a prestar a sua colaboração ao Instituto sempre que tal lhe foi solicitado. Para além de colaborações informais de natureza técnico-científica que enriqueceram o espólio de saber do Instituto Ricardo Jorge, integrou e presidiu às suas Comissões de Fiscalização e de Ética.

Carlos Fernando Costa da Silveira licenciou-se em 1945 na Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto, onde concluiu também o doutoramento, em 1966. Ingressou na Marinha aos 24 anos, como farmacêutico, tendo ascendido a Subdiretor do Serviço de Saúde Naval. Vencedor do Prémio Nacional de Saúde 2009, foi distinguido com Medalhas de Ouro do Ministério da Saúde e da Ordem dos Farmacêuticos, em 2009 e 2012, respetivamente.

Salienta-se a sua intervenção na génese da Comissão Técnica dos Novos Medicamentos, na implementação de farmácias hospitalares, na criação da Ordem dos Farmacêuticos e do Centro de Metabolismos e Genética da Universidade de Lisboa, atual Sociedade Portuguesa de Doenças Metabólicas, bem como do laboratório de Análises Fármaco-Toxicológicas da Marinha. Desempenhou o cargo de Presidente do Conselho Científico da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa. Carlos Silveira faleceu, dia 19 de maio, em Cascais, aos 95 anos.

imagem do post do Falecimento do Professor Doutor Carlos Silveira, antigo Bastonário da Ordem dos Farmacêuticos