Falecimento do antigo Presidente da República Portuguesa Jorge Sampaio

10-09-2021

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) manifesta o seu pesar pelo falecimento do Dr. Jorge Sampaio, Presidente da República Portuguesa entre 1996 e 2006 e que era atualmente presidente da Plataforma Global para os Estudantes Sírios, fundada por si em 2013. Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, foi advogado e político, desempenhando várias funções de relevo no sistema político-partidário no pós-25 de abril.

Filho de António Arnaldo de Carvalho Sampaio, médico, especialista em Saúde Pública e diretor do INSA entre 1968 e 1972, Jorge Sampaio sempre foi um amigo do Instituto, tendo em 2015 aceitado o convite para participar nas Comemorações do Dia do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, onde proferiu uma palestra intitulada “Uma visão estratégica de cooperação no âmbito da CPLP. O Papel dos Institutos Nacionais de Saúde”.

Nascido em Lisboa em 18 de setembro de 1939, Jorge Sampaio desenvolveu, enquanto estudante, uma relevante atividade académica e uma persistente ação política de oposição à Ditadura, tendo sido um dos protagonistas da crise académica do princípio dos anos 60. Teve uma intensa carreira de advogado, que se estendeu por todos os ramos de Direito, e desempenhou também funções diretivas na Ordem dos Advogados.

Em 1978, Jorge Sampaio tornou-se militante do Partido Socialista, partido que viria a liderar em 1989, na qualidade de Secretário-Geral. De 1979 a 1984, foi membro da Comissão Europeia dos Direitos do Homem no Conselho da Europa, realizando um importante trabalho na defesa dos Direitos Fundamentais. Presidente da Câmara de Lisboa entre 1989 e 1995, renunciou à liderança da autarquia para se candidatar à Presidência da República Portuguesa, lugar que ocupou entre 1996 e 2006.

Em abril de 2006 tomou posse como Conselheiro de Estado, na qualidade de antigo Presidente da República, tendo sido ainda designado Enviado Especial do Secretário-Geral das Nações Unidas para a Luta contra a Tuberculose em maio de 2006 e, em abril de 2007, nomeado Alto Representante para a Aliança das Civilizações.

imagem do post do Falecimento do antigo Presidente da República Portuguesa Jorge Sampaio