Estudantes do Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro visitam Instituto Ricardo Jorge em Lisboa

07-03-2019

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge recebeu, dia 25 de fevereiro, nas suas instalações em Lisboa, a visita de um grupo de 31 alunos do 12º ano do curso de Ciências e Tecnologias do Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro das Caldas da Rainha. Uma oportunidade para estes estudantes ficarem a conhecer algumas das atividades desenvolvidas no Departamento de Promoção da Saúde e Prevenção Doenças Não Transmissíveis (DPS).

A visita teve início com uma palestra sobre a investigação da Imunologia em algumas doenças não transmissíveis, após a qual se gerou um debate sobre as futuras escolhas profissionais dos alunos. Depois desta troca de ideias, o grupo visitou os laboratórios de Imunologia, Hematologia e Química Clínica do DPS, participando numa atividade prática sobre as metodologias de diagnóstico utilizadas em diversas áreas de estudo e acompanhando um protocolo para a quantificação de populações celulares através da metodologia de citometria de fluxo.

Os estudantes do Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro puderam também visitar os laboratórios de investigação do DPS, onde tomaram conhecimento sobre algumas das linhas de trabalho em curso, como a Hipercolesterolemia Familiar e a Perturbação do Espetro do Autismo, participando ainda numa atividade laboratorial em que contactaram com algumas técnicas utilizadas nestes projetos. No fim da visita, os estudantes observaram sequências de ADN num programa de análise in silico e aprenderam algumas bases teóricas sobre esta análise.

As visitas de estudo ao Instituto Ricardo Jorge por estudantes ou profissionais de áreas da saúde permitem observar atividades em curso nos departamentos técnico-científicos e contactar diretamente com os profissionais nelas envolvidos. Desta forma, o Instituto Ricardo Jorge contribui na formação das novas gerações, na difusão da cultura e do conhecimento científico, bem como na aproximação da comunidade científica à sociedade em geral.

imagem do post do Estudantes do Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro visitam Instituto Ricardo Jorge em Lisboa