Dia Mundial da Saúde Ambiental 2020

26-09-2020

Assinala-se a 26 de setembro o Dia Mundial da Saúde Ambiental. Este ano a data é celebrada sob o tema “Saúde Ambiental: uma intervenção fundamental em Saúde Pública para a prevenção de doenças pandémicas”, com o objetivo de destacar o papel fundamental que os serviços de saúde ambiental desempenham na preparação e resposta a emergências, na investigação da origem de surtos e no controlo da sua disseminação.

A saúde ambiental aborda todos os fatores físicos, químicos e biológicos exógenos ao homem tendo como objetivo prevenir doenças de origem ambiental e criar um ambiente propício à saúde. O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, através do seu Departamento de Saúde Ambiental (DSA), desenvolve várias atividades e trabalhos nas áreas da avaliação da qualidade da água e do ar, bem como na área da saúde ocupacional.

Existem diversas doenças que podem ser transmitidas através da água e do ar, destacando-se em particular a cólera ou vírus entéricos. De forma a evitar situações graves, em último caso pandemias, é importante a vigilância ambiental.

A monitorização da presença de Legionella spp em redes de distribuição predial de água (escolas, recintos desportivos, lares, hospitais) e em sistemas de arrefecimento (unidades industriais, centros comerciais, hospitais) e a participação em inquéritos epidemiológicos, vertente laboratorial, para identificação das fontes de infeção são algumas das atividades desenvolvidas pelo DSA.

Destaque ainda para o trabalho realizado ao nível da monitorização de comunidades fitoplantónicas em massas de água superficiais para deteção de desenvolvimentos de florescências de cianobactérias tóxicas que possam por em causa a qualidade da água destinada a atividades recreativas e consumo humano, assim como de caracterização dos organismos toxigénicos detetados e avaliação da sua toxicidade.

O DSA desenvolve ainda ações de monitorização da qualidade do ar interior em edifícios e espaços públicos (creches, escolas, lares, cinemas, centros comerciais, restaurantes, entre outros), através da avaliação e quantificação de agentes químicos, físicos (ruído, conforto térmico e iluminância) e biológicos, bem como de monitorização da qualidade da água, nomeadamente bactérias indicadoras de contaminação fecal ou mesmo vírus entéricos.

O Dia Mundial da Saúde Ambiental foi lançado em 2011 no “IFEH (International Federation of Environmental Health) Council Meeting”, que se realizou em Bali (Indonésia). Este Dia é uma oportunidade para destacar o importante contributo que os profissionais de saúde ambiental dão para a saúde pública e para o bem-estar das populações em todo o mundo.

imagem do post do Dia Mundial da Saúde Ambiental 2020