Dia Mundial da Água 2020

22-03-2020

Assinala-se a 22 de março o Dia Mundial da Água, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1993, com o objetivo de promover a reflexão e discussão sobre problemas relacionados com os recursos hídricos. O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, através do seu Departamento de Saúde Ambiental (DSA), contribui para a qualidade da água de várias formas, nomeadamente através de investigação aplicada para identificação de fontes de contaminação das massas de água, formação de recursos humanos e prestação de serviços acreditados de monitorização da qualidade da água nas suas diversas utilizações.

Promovido pela UNECE (Comissão Económica das Nações Unidas para a Europa), UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) e OMM (Organização Meteorológica Mundial), o Dia Mundial da Água é todos os anos assinalado a partir de um tema. Em 2020, o lema das comemorações é “A água e as alterações climáticas – ligação intrínseca”.

“Os decisores políticos devem colocar a água no centro dos planos de ação” e “a gestão inteligente da água pode ajudar à adaptação às alterações climáticas”, assim como o “investimento na procura de outras soluções mais sustentáveis e acessíveis de água e de saneamento deve ser uma prioridade” são algumas das mensagens principais do Dia Mundial da Água 2020. As diferentes organizações sublinham ainda que “todos têm um papel a desempenhar” e que “existem no dia-a-dia medidas fáceis que todos podem tomar para lidar com as mudanças climáticas”.

A demanda de água para usos não potáveis como rega de jardins ou agricultura, assim como lavagem de ruas ou contentores do lixo tem aumentado cada vez mais. Uma vez que um dos efeitos das alterações climáticas são períodos de seca mais alargados, existe atualmente uma preocupação crescente com a necessidade de reutilizar águas residuais tratadas para dar resposta a estas utilizações.

É, no entanto, necessário que a água a ser reutilizada cumpra diversos critérios de qualidade. Neste sentido, um dos projetos formativos e de investigação em curso no DSA, em colaboração com a Câmara Municipal de Lisboa, passa pela avaliação da segurança de águas residuais tratadas para reutilização em rega, para assim se poupar água de consumo.

ONU Água | Dia Mundial da Água (em inglês)

imagem do post do Dia Mundial da Água 2020