DEZEMBRO 2019

06-12-2019

Carro do Posto de Desinfeção Pública de Lisboa [modelo]. N.º de inventário: MS.01599.

Proveniência: Museu de Higiene

Modelo de carro do Posto de Desinfeção Pública de Lisboa, em madeira, utilizado para transporte de material de desinfeção. Movido a tração animal, apresenta bancos no topo que permitia o transporte dos funcionários do referido Posto.

Construído em 1894, nos terrenos da cerca do Convento das Francesinhas, junto ao Palácio de S. Bento, o Posto tinha como atribuição a desinfeção de todos os materiais, habitações e outros locais em contacto com doentes infetados com doenças de declaração obrigatória (febre tifoide, tifo exantemático, tuberculose, peste, cólera, entre outras doenças infeciosas e/ou epidémicas), apostando assim na higiene pública para combate às doenças infeciosas.

O modelo pertenceu à coleção do Museu de Higiene (fundo antigo do Museu da Saúde), criado em 1902, sob a tutela do Instituto Central de Higiene. Em funcionamento até 1952, com um acervo de perto de 1072 objetos, o Museu serviu, durante meio século, para a formação prática dos cursos de medicina e engenharia sanitárias promovidos pelo Instituto Central, tendo também estado regularmente aberto ao público. Votado ao abandono e à dispersão, do acervo do Museu de Higiene sobrevivem 65 objetos e 3 inventários manuscritos nas coleções do Museu da Saúde

Pode visitar este objeto na exposição 800 Anos de Saúde em Portugal – Museu da Saúde

imagem do post do DEZEMBRO 2019