DEZEMBRO 2017

05-12-2017

Filatelia. N.º de inventário: MS.02965.

Ilustrador: John Gibbs
Impressão: Harrison & Sons Ltd

Medidas: Alt. 11,50cm x Larg. 21,60cm
Doação do Dr. Germano de Sousa

Envelope do The International Year of Disabled People (1981) (Ano Internacional das Pessoas com Deficiência – 1981), proclamado pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em 1976, com o objetivo de criar um plano internacional para a igualdade de oportunidades, reabilitação e prevenção de deficiências.

No envelope encontra-se um conjunto de quatro selos, de autoria de John Gibbs, criados especificamente para a comemoração do Ano Internacional das Pessoas com Deficiência (1981). Da esquerda para a direita encontramos os selos que refletem alguns dos temas propostos pelas Nações Unidas para debate naquele ano: “Mouth and Foot Artists”, “The Wheelchair”, “Sign Language” e “Guide Dogs”.

A escolha deste conjunto de selos para peça do mês de dezembro relaciona-se com o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado a 3 de dezembro, salientando-se a necessidade de todas as instituições, incluindo os Museus, de pensarem os seus espaços e programações de modo a serem acessíveis a todos os cidadãos.

O conjunto de envelope e selos integra a vasta coleção de filatelia do Museu da Saúde, composta por selos nacionais e internacionais, dedicados a temáticas da saúde.

imagem do post do DEZEMBRO 2017