Curso sobre deteção, identificação e quantificação de Legionella pelo método cultural

08-10-2021

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), através do seu Departamento de Saúde Ambiental (DSA), promove, dias 14, 15 e 18 de outubro, nas suas instalações em Lisboa, a 2ª edição do curso sobre deteção, identificação e quantificação de Legionella species pelo método cultural. A iniciativa tem como destinatários técnicos de laboratório, professores e investigadores, empresas e profissionais na área da Saúde Pública interessados na temática.

O método cultural de pesquisa é o gold standard para detetar Legionella species em amostras ambientais, sendo um método muito moroso que pode levar até 14 dias para obter um resultado definitivo, e que requer que os técnicos envolvidos possuam experiência e formação adequadas. O atual enquadramento normativo para a prevenção e controlo da Legionella Species (Lei nº 52/2018, de 20 de agosto; Portaria 25/2021, de 29 de janeiro) salienta a relevância do método cultural para a pesquisa da bactéria.

Organizado pela Unidade da Água e do Solo do DSA, o curso tem abertas as pré-inscrições para quem quiser participar, bastando para isso preencher o seguinte formulário. Para mais informações, consultar o programa do curso “Legionella species: deteção, identificação e quantificação pelo método cultural” ou a plataforma de e-Learning do Instituto Ricardo Jorge.

A Legionella é uma bactéria comum que pode ser encontrada, em número reduzido, em ecossistemas aquáticos como rios, lagos ou reservatórios e que, se inalada, pode causar a chamada “doença do legionário”, uma forma pouco comum de pneumonia e com graves consequências em termos de Saúde Pública. As áreas de maior risco de infeção são aquelas onde se podem formar os aerossóis, como chuveiros e torneiras, termas, fontes, repuxos, banhos turcos e saunas, humidificadores e sistemas de ar condicionado e refrigerado (torres de refrigeração e condensadores de vapor).

imagem do post do Curso sobre deteção, identificação e quantificação de Legionella pelo método cultural