Curso “Introdução aos modelos de equações estruturais” antecipado para 23, 24 e 25 de setembro

05-09-2019

A segunda edição do curso “Introdução aos modelos de equações estruturais” foi antecipada para os dias 23, 24 e 25 de setembro. Promovida pelos departamentos de Epidemiologia e de Genética Humana do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, a ação formativa, que terá lugar em Lisboa, visa familiarizar os participantes com os fundamentos dos modelos de equações estruturais, recorrendo à combinação de perspetivas teóricas e práticas.

No final do curso, os formandos ficarão habilitados a compreender e a interpretar os resultados e conclusões dos estudos com aplicação de modelos de equações estruturais (Structural Equation Modelling – SEM) existentes na literatura científica de várias áreas, bem como a prosseguir para explorações mais avançadas com recurso a estas técnicas. Os interessados em participar deverão efetuar a sua inscrição, até 13 de setembro, através do preenchimento do seguinte formulário.

Os modelos de equações estruturais são uma técnica de modelagem estatística geral que permite analisar relações complexas, em que as variáveis observadas representam um pequeno número de “construções latentes” que não podem ser medidas diretamente, apenas inferidas a partir das primeiras. Estes modelos têm registado uma utilização crescente em áreas científicas diversas, tais como as ciências sociais, as engenharias e a genética.

Apresentando e exemplificando os principais passos da realização deste tipo de análise usando dados reais, usando dois softwares específicos (AMOS e LAVAAN), o curso “Introdução aos modelos de equações estruturais” recorre ao ambiente R (The R Project for Statistical Computing) para exemplificação e treino das técnicas descritas, pelo que é necessário os participantes trazerem os seus computadores pessoais com R e R Studio instalados. Para mais informações, consultar a plataforma de e-learning do Instituto Ricardo Jorge.

imagem do post do Curso “Introdução aos modelos de equações estruturais” antecipado para 23, 24 e 25 de setembro