Covid-19: Portugal atinge 1 milhão de testes de diagnóstico realizados

17-06-2020

Portugal atingiu, no passado domingo, um milhão de testes de diagnóstico realizados ao novo coronavírus, dos quais 6,5% com resultados positivos, revelou, dia 15 de junho, a Ministra da Saúde, Marta Temido. Do total destes testes, 45,2% foram realizados em laboratórios públicos, 39,2% em laboratórios privados e 15,7% em outros laboratórios.

“É um número muito significativo de testes realizados, que coloca o país nos primeiros em termos de número de testes realizados e tem-nos permitido detetar rapidamente um conjunto de novos casos”, disse Marta Temido, em declarações aos jornalistas na habitual conferência de imprensa de atualização dos dados da pandemia, que deixará de ser diária e passará a decorrer três vezes por semana, às segundas, quartas e sexta-feira.

A Ministra da Saúde destacou também a quantidade de testes que têm sido realizados na região de Lisboa e Vale do Tejo (LVT) e que desde há um mês se tem registado um acréscimo de casos de contágio (alguns dias têm sido quase a totalidade dos novos casos do país), referindo que entre maio e junho “foram realizados 4.600 testes por dia, ou seja, mais mil do que no mês de abril”.

No âmbito do rastreio realizado nos concelhos de LVT que incidiu em determinadas áreas económicas, foram realizadas 14.117 colheitas de amostras de material biológico, 731 das quais com resultados positivos (5,1%). Destas colheitas, 93% dos casos já estão plasmados nos números fornecidos pelo boletim epidemiológico.

imagem do post do Covid-19: Portugal atinge 1 milhão de testes de diagnóstico realizados