Covid-19: INEM produz vídeos em língua gestual com conselhos sobre a pandemia

17-04-2020

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) produziu dois vídeos em Língua Gestual Portuguesa para explicar aos cidadãos surdos alguns conselhos sobre o que fazer durante a pandemia de Covid-19. São também evidenciadas algumas das reações emocionais que podem surgir como consequência de eventuais medidas de isolamento ou quarentena.

Num dos vídeos são explicadas as regras que devem ser adotadas para evitar o contágio, nomeadamente as relacionadas com a etiqueta respiratória e o isolamento social. É ainda explicado o que fazer perante o surgimento de sinais e sintomas compatíveis com Covid-19.

No outro vídeo, feito em colaboração com o Centro de Apoio Psicológico e Intervenção de Crise do INEM, são evidenciadas algumas das reações emocionais que podem surgir fruto de eventuais medidas de isolamento ou quarentena.

Atendendo às condicionantes que o socorro no contexto da Covid-19 implica, “tais como o uso de equipamento de proteção individual”, que dificulta a comunicação no terreno com os cidadão surdos, o INEM encontra-se a implementar medidas que possibilitem às equipas no terreno melhorar a comunicação com estes cidadãos.

Para mais informações, clique aqui.

imagem do post do Covid-19: INEM produz vídeos em língua gestual com conselhos sobre a pandemia