Conheça o programa do 2.º Congresso de Controlo da Qualidade Laboratorial para Países de Língua Portuguesa

14-07-2017

Já está disponível o programa do 2.º Congresso de Controlo da Qualidade Laboratorial para Países de Língua Portuguesa, que decorre, no Porto, entre os dias 12 e 14 de outubro. A iniciativa tem como principal objetivo promover o debate com vista a melhorar o diagnóstico laboratorial, alcançar um nível superior de eficiência e um benefício direto para a população em geral de todos os países envolvidos.

Promovido pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, em colaboração com a Sociedade Brasileira de Análises Clínicas e a Ordem dos Farmacêuticos, e com o apoio da Ordem dos Médicos e da Ordem dos Biólogos, o congresso visa também contribuir para a harmonização de procedimentos e metodologias de controlo da qualidade, assim como da definição de critérios do desempenho laboratorial e de indicadores e especificações da qualidade. Os interessados em apresentar comunicações em poster deverão fazer a submissão dos respetivos resumos até 15 de setembro.

As áreas de patologia clínica/análises clínicas e genética médica, medicina forense, anatomia patológica, microbiologia de águas e alimentos serão abordadas do ponto de vista científico, técnico e operacional, através das diversas intervenções previstas, bem como no âmbito das XXI Jornadas Científicas de Análises Clínicas da Ordem dos Farmacêuticos que ocorrerão em simultâneo com workshops e cursos prévios sobre controlo de qualidade interno e avaliação externa da qualidade.

O 2.º Congresso de Controlo da Qualidade Laboratorial para Países de Língua Portuguesa tem como principais destinatários laboratórios dos setores públicos, privado e de solidariedade social, designadamente laboratórios Análises Clínicas/Patologia Clínica, de Genética Médica, de Medicina Forense, de Anatomia Patológica, de Saúde Pública e de Microbiologia de Águas, Ar e Alimentos. Para mais informações, consultar programa do evento.

imagem do post do Conheça o programa do 2.º Congresso de Controlo da Qualidade Laboratorial para Países de Língua Portuguesa