Conheça o programa da 13.ª Reunião Anual PortFIR

14-10-2021

Conheça o programa da 13.ª Reunião Anual PortFIR, este ano dedicada ao tema “Alimentação saudável e sustentabilidade alimentar | O que trouxe a pandemia?”, e que terá lugar dia 28 de outubro, em formato online. O evento visa abordar os temas da alimentação saudável, sustentabilidade alimentar e saúde, procurando refletir e debater os impactes, desafios e oportunidades que se colocam em consequência da COVID-19, bem como divulgar movimentos e iniciativas regionais e locais, centradas na alimentação, consumo e sociedade, levadas a cabo para mitigação dos efeitos da pandemia em diferentes setores.

De acordo com o programa da reunião, está prevista a realização de várias palestras sobre temas como as tendências e os comportamentos alimentares dos portugueses, a produção sustentável e o consumo responsável e a procura de soluções para uma alimentação cada vez mais amiga do ambiente. As intervenções serão enquadradas pela sessão de abertura e por uma conferência inaugural dedicada à resposta da União Europeia para esta problemática.

Promovida pelo Departamento de Alimentação e Nutrição do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, a 13.ª Reunião Anual PortFIR (Plataforma Portuguesa de Informação Alimentar) tem também como objetivo divulgar trabalhos de investigação na área da alimentação, nutrição e/ou segurança alimentar. Nesse sentido, foram selecionados dois resumos do total de trabalhos submetidos previamente, e que serão apresentados oralmente no final da sessão, com entrega do prémio à melhor comunicação em formato poster.

O Programa PortFIR – Plataforma de Informação Alimentar tem como objetivo a implementação de redes portuguesas de partilha de conhecimento em segurança alimentar e nutrição, assente num portal que inclui a Tabela da Composição de Alimentos portuguesa (TCA) e que, futuramente, incluirá outras bases de dados, sustentáveis e de qualidade reconhecida, sobre contaminação de alimentos e consumos alimentares. Atualmente conta com cerca de 150 membros, de mais de 90 organismos e entidades públicas e privadas, nomeadamente legisladores e reguladores, laboratórios, universidades, centros de investigação, associações e organizações do setor agroalimentar e da saúde e empresas da produção e/ou distribuição alimentar, restauração e saúde.

imagem do post do Conheça o programa da 13.ª Reunião Anual PortFIR