Comissão de Ética do Instituto Ricardo Jorge promove curso sobre ética e integridade científica

22-09-2021

A Comissão de Ética do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), em colaboração com o Conselho Científico do INSA, vai promover quatro sessões de formação subordinadas ao tema da integridade científica. A iniciativa decorre em formato online nos dias 6, 8, 13 e 15 de outubro e visa sensibilizar e advertir os participantes para a importância e impacte deste conceito na comunidade científica e na população em geral.

Recorrendo às fontes internacionais, designadamente o Código de Conduta Europeu para a Integridade Científica, o curso pretende também contribuir para a reflexão sobre o fundamento ético através de uma vertente eminentemente prática, que inclui a discussão de casos verídicos, bem como a disseminação de boas práticas e de ampla bibliografia.

Os principais objetivos desta formação prendem-se com o desenvolvimento da utilização da integridade científica como uma ferramenta de trabalho, capacitando para a antevisão, identificação e discussão de constrangimentos éticos que possam surgir no âmbito da fraude, conflito de interesses ou coautoria, no contexto de trabalho em equipa, através de casos práticos.

Os interessados em participar no curso, que se destina essencialmente a pessoas que participam no processo de investigação científica, como investigadores ou colaboradores, independentemente da área de investigação e do grau académico, deverão efetuar a sua inscrição através do preenchimento do seguinte formulário.

Todas as sessões serão gravadas para serem reproduzidas posteriormente e podem ser acompanhadas através da plataforma online Teams. Para mais informações, consultar o programa do curso ou a Plataforma de e-Learning do INSA.

imagem do post do Comissão de Ética do Instituto Ricardo Jorge promove curso sobre ética e integridade científica