Bolsa de Investigação Projeto “TELE-Vir – Point-of-incidence toolbox for emerging virus threats”

01-09-2020

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), Departamento de Doenças Infeciosas, abre concurso para a atribuição de uma Bolsa de Pós-Doutoramento, no âmbito do projeto “TELE-Vir – Point-of-incidence toolbox for emerging virus threats”. Os interessados deverão apresentar a sua candidatura até 14 de setembro.

Este projeto insere-se no conceito de Uma só Saúde (One Health), no qual a saúde humana está intimamente ligada à saúde animal e ambiental. Atuando no campo da identificação e caracterização de vírus que constituem uma ameaça para humanos e/ou animais domésticos e selvagens (com ênfase para o SARS-CoV-2 e o vírus influenza), o plano de trabalhos previsto para a bolsa consiste em codesenvolver e/ou implementar módulos de bioinformática para:

  • Análise de dados de sequenciação de terceira geração (Oxford Nanopore technologies);
  • Estabelecimento de associações genótipo-fenótipo;
  • Análise e visualização integrada de dados genómicos e dados epidemiológicos/clínicos;
  • Partilha de resultados online numa interface focada na vigilância e dirigida a utilizadores de áreas pluridisciplinares (microbiológos, epidemiologistas, médicos, etc.).

A bolsa terá a duração de 12 meses, com início previsto para outubro de 2020, com possibilidade de renovação por um período de 6-12 meses, sendo que o trabalho será desenvolvido no Núcleo de Bioinformática do Departamento de Doenças Infeciosas do INSA, em Lisboa. Para mais informações, consultar aviso de abertura do concurso.

imagem do post do Bolsa de Investigação Projeto “TELE-Vir – Point-of-incidence toolbox for emerging virus threats”