Bolsa de Investigação Projeto “SSD2 and FoodEx2 compliant real-time registration and classification of food sampling data”

11-11-2019

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, Departamento de Alimentação e Nutrição, abre concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação, no âmbito do projeto “SSD2 and FoodEx2 compliant real-time registration and classification of food sampling data – improving data quality for risk assessment”, com a referência DAN/IDRISK/BI04/2019. Os interessados deverão apresentar a sua candidatura até 22 de novembro.

No âmbito do projeto IDRisk pretende-se a criação de um sistema ou ferramenta capaz de interpretar linguagem corrente portuguesa sendo a fonte de dados descrições de géneros alimentícios, e a partir dela classificar as palavras e as relações entre as mesmas de modo a que se consiga fazer ligação entre o texto em Português e o sistema de classificação e descrição de alimentos criado pela entidade europeia EFSA, denominado FoodEx2. De forma muito resumida, o sistema FoodEx2 possui uma hierarquia complexa de grupos de alimentos, onde cada nó desta hierarquia é representado por um código.

O objetivo será criar um sistema capaz de identificar e classificar com muita precisão os alimentos descritos em português de modo a que se possa progredir pela hierarquia de modo a obter o código que mais detalha o alimento. Este sistema de classificação a ser desenvolvido deverá ser integrado numa plataforma web já existente onde é feita a gestão e o tratamento dos dados que terão de ser mapeados para códigos em FoodEx2.

A bolsa terá à duração de 12 meses, com início a 20 de janeiro de 2020, eventualmente renovável até ao limite de duração do projeto. O trabalho será desenvolvido no Departamento de Alimentação e Nutrição do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge. Para mais informações, consultar aviso de abertura do concurso.

imagem do post do Bolsa de Investigação Projeto “SSD2 and FoodEx2 compliant real-time registration and classification of food sampling data”