Bolsa de Investigação Projeto “INGESTnano – Mecanismos celulares e moleculares de toxicidade dos nanomateriais ingeridos”

11-11-2019

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, Departamento de Genética Humana, abre concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação, a candidatos (M/F) com grau de Licenciado, no âmbito do Projeto “INGESTnano- Mecanismos celulares e moleculares de toxicidade dos nanomateriais ingeridos”. Os interessados deverão apresentar a sua candidatura até 22 de novembro.

O plano de trabalhos da bolsa prevê a realização das seguintes ações:

  • Preparação de culturas polarizadas de células intestinais Caco2 e de coculturas de células Caco2 com células HT29-MTX;
  • Otimização de protocolos para a exposição das células a nanomateriais (NMs);
  • Análise de vias de sinalização nas células após exposição a NMs;
  • Análise do citoesqueleto e complexos de adesão celular por microscopia de fluorescência nas células expostas a NMs;
  • Realização de revisões bibliográficas críticas sobre temas relevantes, incluindo a elaboração de relatórios concisos, sumarizando os principais achados;
  • Colaboração em outras atividades no âmbito do Projecto INGESTnano.

A bolsa é atribuída por 12 meses, tendo início previsto em janeiro de 2020. O trabalho será desenvolvido no Departamento de Genética Humana do Instituto Ricardo Jorge em Lisboa. Para mais informações, consultar aviso de abertura do concurso.

imagem do post do Bolsa de Investigação Projeto “INGESTnano – Mecanismos celulares e moleculares de toxicidade dos nanomateriais ingeridos”