Bolsa de Investigação Projeto “ADONIS – Assessing Determinants of the nondecreasing incidence of Salmonella”

07-09-2020

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), Departamento de Doenças Infeciosas, abre concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação Científica, no âmbito do Projeto “ADONIS – Assessing Determinants of the nondecreasing incidence of Salmonella”. Os interessados deverão apresentar a sua candidatura até 18 de setembro.

Para este projeto serão utilizadas novas colheitas de produtos biológicos (fezes) e estirpes previamente isoladas pelo laboratório, as quais serão estudadas por técnicas de Microbiologia clássica para a caracterização fenotípica (isolamento em meio seletivo e não seletivo; serotipagem; estudo do perfil de resistência aos antibióticos) e de biologia molecular para a caracterização genotípica (rt-PCR e PCR multiplex para pesquisa de toxinas e genes de virulência; Multilocus Sequence Typing (MLST), Multiple Locus Variable Number Tandem Repeat Analysis (MLVA), etc.).

Será também realizada sequenciação completa do genoma para determinação in silico do MLST e serotipagem, de vários genes de virulência e resistência, e para identificação de clusters. Para esse efeito, serão utilizadas várias plataformas de análise bioinformática e os resultados obtidos serão analisados em função dos dados clínicos, epidemiológicos e microbiológicos já existentes, através de uma análise estatística descritiva.

A bolsa terá à duração de 6 meses, com início previsto para outubro de 2020, com possibilidade de renovação, sendo que o trabalho será desenvolvido no Laboratório Nacional de Referência de Infeções Gastrintestinais do Departamento de Doenças Infeciosas do INSA, em Lisboa. Para mais informações, consultar aviso de abertura do concurso.

imagem do post do Bolsa de Investigação Projeto “ADONIS – Assessing Determinants of the nondecreasing incidence of Salmonella”