Artigo: Haverá diferenças nutricionais entre produtos de pastelaria com e sem glúten?

07-03-2017

O Instituto Ricardo Jorge, através do seu Departamento de Alimentação e Nutrição, efetuou um estudo com o objetivo de avaliar diferenças, do ponto de vista nutricional, entre produtos de pastelaria com e sem glúten. Esta avaliação teve por base a determinação analítica dos teores de gordura e de sal, e do perfil de ácidos gordos desses produtos.

Os resultados obtidos indicam que “alguns dos produtos sem glúten analisados apresentam teores de gordura e de sal superiores aos produtos semelhantes com glúten. No entanto, é muito importante avaliar que tipo de gordura se encontra nestes alimentos”, sublinham os autores desta investigação.

Isto porque, apesar das bolachas tipo “Maria” sem glúten apresentarem um teor de gordura superior às com glúten, essa gordura é maioritariamente monoinsaturada cuja ingestão está associada a um efeito protetor no desenvolvimento de doença coronária. Já em relação ao teor de sal nos alimentos analisados, os investigadores consideram muito importante que se continue “a desenvolver iniciativas no sentido de diminuir os seus teores”.

A doença celíaca é uma doença auto-imune, desencadeada pela ingestão de glúten, em indivíduos com predisposição genética. O tratamento desta doença passa, única e exclusivamente, pela prática de uma alimentação isenta de glúten, ao longo de toda a vida do doente celíaco.

“Haverá diferenças nutricionais entre produtos de pastelaria com e sem glúten?” foi publicado na última edição do Boletim Epidemiológico Observações, dedicado em exclusivo à Alimentação e Nutrição, em particular às áreas da Promoção de uma Alimentação saudável e da Segurança alimentar. Para consultar o artigo de Tânia Gonçalves Albuquerque, Mafalda Alexandra Silva, M. Beatriz P.P. Oliveira e Helena S. Costa, clique aqui.

imagem do post do Artigo: Haverá diferenças nutricionais entre produtos de pastelaria com e sem glúten?