Alunos de Oleiros visitam laboratórios do Departamento de Genética Humana no Porto

10-04-2019

Um grupo de 32 alunos do ensino secundário do Agrupamento de Escolas Padre António de Andrade, em Oleiros, visitou, dia 5 de abril, as unidades de Investigação e Desenvolvimento (UID) e de Rastreio Neonatal, Metabolismo e Genética (URN) do Departamento de Genética Humana (DGH) do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, no Porto. Uma oportunidade para estes estudantes conhecerem melhor algum do trabalho desenvolvido no Instituto Ricardo Jorge, em particular na área da Genética Humana.

A visita de estudo teve início com uma breve apresentação do Instituto Ricardo Jorge e das áreas de trabalhos destas duas unidades do DGH. De seguida, os alunos visitaram a UID, onde observaram e participaram na realização de algumas técnicas laboratoriais (cultura de células, PCR e eletroforese), enquanto que na URN tiveram a possibilidade de observar o fluxo das amostras no Laboratório de Rastreio Neonatal e tomar contacto com as metodologias de análise utilizadas.

O DGH do Instituto Ricardo Jorge no Porto conta com uma vasta experiência em receber alunos e professores do ensino secundário, organizando programas teóricos e práticos adaptados aos conteúdos programáticos e objetivos das escolas. Desta forma, o Instituto Ricardo Jorge contribui na formação das novas gerações, na difusão da cultura e do conhecimento científico, bem como na aproximação da comunidade científica à sociedade em geral.

As visitas de estudo por estudantes ou profissionais de áreas da saúde permitem observar atividades em curso nos vários departamentos técnico-científicos do Instituto Ricardo Jorge e contatar diretamente com os profissionais nelas envolvidos. Para organizar uma visita de estudo ao Instituto Ricardo Jorge, preencha o seguinte formulário ou consulte as condições de visita aqui.

imagem do post do Alunos de Oleiros visitam laboratórios do Departamento de Genética Humana no Porto