Alunos da Escola Secundária Garcia de Orta visitam laboratórios do Instituto Ricardo Jorge no Porto

24-01-2019

Cerca de 50 alunos do 12º ano da Escola Secundária Garcia de Orta, do Porto, visitaram, dia 18 janeiro, o Departamento de Promoção da Saúde e Prevenção de Doenças Não Transmissíveis (DPS) e a Unidade de Investigação e Desenvolvimento do Departamento de Genética Humana (DGH), do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, no Porto. A iniciativa teve início com uma breve apresentação sobre o Instituto e sobre os trabalhos desenvolvidos nestes dois departamentos técnico-científicos, seguida de uma visita aos laboratórios.

Na sua apresentação, o DPS deu enfoque ao impacto causado pelas doenças não transmissíveis, muitas delas crónicas, como a diabetes, o cancro e as doenças cardiovasculares, que são responsáveis por cerca de 70% das mortes no mundo. Aos alunos foi deixada, também, uma mensagem para serem donos das sua próprias vidas através de escolhas acertadas, tendo como base, hábitos de vida saudáveis de forma a evitar doenças como estas que para além de causarem um elevado número de mortes representam um custo elevado aos sistemas de saúde.

Depois da apresentação, os alunos visitaram os laboratórios de Hematologia e Bioquímica, onde observaram o funcionamento de alguns equipamentos e a forma de execução de hemogramas e análises bioquímicas em equipamentos robotizados. Viram também ao microscópio esfregaços sanguíneos onde puderam distinguir as diversas populações de células leucocitárias, plaquetas e glóbulos vermelhos, assim como amostras de urina onde visionaram os diversos componentes celulares e cristais indicadores de algumas das doenças renais.

Já a Unidade de Investigação e Desenvolvimento do DGH fez uma breve apresentação sobre as terapias de base genética que se encontra atualmente a desenvolver para algumas doenças genéticas raras. De seguida, os estudantes tiveram oportunidade de observar e participar, nos laboratórios desta Unidade, na realização de algumas técnicas de biologia molecular, nomeadamente PCR, clonagem e electroforese.

imagem do post do Alunos da Escola Secundária Garcia de Orta visitam laboratórios do Instituto Ricardo Jorge no Porto