ABRIL 2018

03-04-2018

Mala. N.º de inventário: MS.00358

Título: Mala com acessórios para recolha de insetos
Data: Instituto de Malariologia, 1940-1950

Mala utilizada nas saídas de campo no âmbito do estudo da Malária, realizado pelo Instituto de Malariologia (Águas de Moura). No interior levava o equipamento destinado à recolha de insetos: frasco com clorofórmio; frasco com álcool 90º; pinça; lupa; lápis e esferográficas; borracha; rolos de fita-cola; caixas metálicas e caixa de vidro para acondicionamento de insetos; tubo de ensaio; lanterna e lâmpadas suplentes; apontamentos de controlo de lançamento de DDT e efeitos sobre o anopheles.

A coleção da Malária do Museu da Saúde integra o espólio do antigo Instituto de Malariologia de Águas de Moura, criado em 1938 e cuja ação foi crucial para o processo de erradicação da Malária em Portugal. Integrando diferentes tipologias de objetos, a coleção permite entender o papel do Instituto nas vertentes de investigação, formação e proteção das populações.

A peça do mês de abril de 2018 destaca um objeto da coleção da Malária do Museu da Saúde, juntando-se assim às comemorações do Dia Mundial da Malária, celebrado a 25 de Abril. Este objeto pode ser visto na exposição “800 Anos de Saúde em Portugal“, mostra que esboça um panorama cronológico e compreensivo da história da saúde em Portugal, desde a fundação da nacionalidade até à atualidade.

imagem do post do ABRIL 2018