ABRIL 2016

02-04-2016

Fotografia. Nº de inventário: MS.FOT.01667

Fotografia a preto e branco dos laboratórios do Parque Vacinogénico de Lisboa, onde são visíveis bancadas, móveis de madeira e vidro bem como aparelhos e instrumentos vários, nomeadamente balanças e vidraria de laboratório.

O Parque Vacinogénico de Lisboa foi fundado em 1888, pelos médicos Carlos Moniz Tavares e Guilherme José Enes, e localizava-se na Av. Almirante Reis n.ºs 30 e 30-A. Destinava-se à cultura, preparação, conservação e fornecimento de vacina antivariólica de origem animal, para o que possuía todas as instalações necessárias (estábulos, laboratórios, salas de vacinação, etc.).

A fotografia é de autoria de J. C. Fernandes, com ateliê na Rua do Loreto, 43 – 1.º, Lisboa. A fotografia está colada num cartão retangular, creme, com motivos vegetalistas em relevo. No topo e em baixo identifica o local, a letras pretas «Parque Vacinogenico/ Laboratorios». No canto superior esquerdo, encontra-se as iniciais do fotógrafo, a lacre vermelho e, nos cantos inferiores esquerdo e direito, a identificação do fotógrafo e morada, a letras douradas. No verso, existe uma etiqueta de papel, colada, com o número 426 manuscrito.

imagem do post do ABRIL 2016