ABRIL 2012

17-04-2012

Equipamento – [Maleta para consulta domiciliária ou trabalho de campo] – N.º de inventário: MS.ATF.00320

Madeira
Vidro
Metal

Dim.: 15×43,2×29 cm

Maleta para consulta domiciliária ou trabalho de campo, com divisória lateral direita para acondicionamento de lâminas, diversas divisórias apropriadas para transporte de medicamentos (ampolas de Nivaquina e Cafeína) e de material de enfermagem, entre outros. Maleta para consulta domiciliária ou trabalho de campo.

Pensa-se que terá pertencido ao Prof. Francisco Cambournac, médico epidemiologista e tropicalista que se destacou, sobretudo, no campo da Malariologia, área em que deu um grande contributo à medicina portuguesa. Formado em Medicina, especializou-se em Medicina Tropical e deixou uma vasta obra de investigação científica em entomologia, epidemiologia, parasitologia, terapêutica e saúde pública.

Francisco Carrasqueiro Cambournac (1903-1994) foi professor e diretor do Instituto de Malariologia de Águas de Moura e do Instituto de Medicina Tropical, presidente da Sociedade Portuguesa de Educação Sanitária e da Sociedade de Medicina Tropical. Foi responsável pela organização de um posto meteorológico e de um insectário.

Realizou uma missão de estudo sobre Higiene e Saúde Pública em diversos países do continente americano, nomeadamente em Porto Rico, Cuba, Venezuela, Panamá, Jamaica e Colômbia.

Em 1946, como delegado português, tomou parte na Conferência Internacional de Saúde, realizada pela ONU em Nova Iorque. Foi, ainda, Diretor Regional da Organização Mundial de Saúde (O.M.S.) em África.
Obteve louvores da O.M.S. e, no ano de 1978, recebeu o prémio e a medalha de Léon Bernard por serviços em prol do bem comunitário em medicina social.

Referências: CRUZ, Ireneu, LUCAS, Isabel e ROSENDO, Maria Teresa (2002). Memórias do Instituto de Malariologia de Águas de Moura. Da luta anti-palúdica ao museu – Roteiro. Palmela: Câmara Municipal de Palmela.

Instituto Ricardo Jorge

imagem do post do ABRIL 2012