800 ANOS DE SAÚDE EM PORTUGAL

06-04-2017

Inaugurada em abril de 2017, a exposição 800 Anos de Saúde em Portugal assinala a designação do futuro espaço-sede do Museu da Saúde nas instalações do antigo serviço de Neurocirurgia do Hospital Santo António dos Capuchos.

Esboça um panorama cronológico e compreensivo da história da saúde em Portugal, desde a fundação da nacionalidade até à atualidade, dando a conhecer perto de 400 peças, provenientes das coleções do Museu da Saúde e dos acervos, ligados à saúde, de várias instituições parceiras: o Centro Hospitalar de Lisboa Central, o Museu de História Natural e da Ciência e o Museu Egas Moniz, ambos da Universidade de Lisboa, a Cruz Vermelha Portuguesa e o Centro de Medicina Laboratorial Germano de Sousa.

Abrindo com uma cronologia dos museus de saúde e medicina portugueses e acompanhando as etapas do progresso técnico-científico, a história epidemiológica, o desenvolvimento dos serviços assistenciais e das políticas sanitárias, a mostra percorre seis momentos chave: a fundação dos primeiros serviços de saúde na Idade Média e dos primeiros hospitais régios em finais do século XV; os avanços da farmacopeia e da medicina no período moderno; o desenvolvimento das políticas sanitárias nacionais; as grandes inovações técnico-científicas que alteraram os cuidados de saúde; a luta contra as doenças endémicas no século XX e os serviços de saúde no século XX.

Horários
Aberto ao público à 4.ª feira, das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 18h00 | Restantes dias úteis, visitas por marcação

Marcações
E-mail | museudasaude@insa.min-saude.pt