4º Congresso de Controlo da Qualidade Laboratorial para Países de Língua Portuguesa

18-03-2021

O Instituto Nacional de Saúde Pública de Cabo Verde (INSP) e o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) promovem, nos dias 17 e 18 de junho, na cidade da Praia, em Cabo Verde, a quarta edição do Congresso de Controlo da Qualidade Laboratorial para Países de Língua Portuguesa (CCQL-PLP). A iniciativa, que decorrerá em formato presencial e online, tem como objetivo contribuir para a harmonização de procedimentos e metodologias de controlo da qualidade na área do diagnóstico laboratorial.

Subordinado ao tema “Laboratórios da CPLP na melhoria da qualidade laboratorial”, o evento visa ainda promover a formação e o debate entre os países de Língua Portuguesa, assim como ajudar na definição de critérios de desempenho laboratorial, especificações e indicadores da qualidade, tendo em vista a melhoria do diagnóstico laboratorial com benefício direto para as instituições e, consequentemente, para a população em geral dos países envolvidos.

O programa do congresso prevê a realização de diversos minicursos pré-congresso por via on-line, nomeadamente, sobre noções básicas de estatística, validação e verificação de métodos, controlo da qualidade interno, avaliação externa da qualidade, cálculo do erro total e de incertezas, avaliação do seis sigma, legislação aplicada a laboratórios clínicos, referenciais normativos, gestão de não conformidades, indicadores da qualidade e gestão de risco.

As inscrições para o 4º CCQL-PLP, no qual intervirão como palestrantes diversas personalidades de prestígio nacional e internacional, podem ser realizadas a partir de 1 de abril, através do preenchimento do seguinte formulário. Para mais informações sobre o evento consultar ou consultar o programa científico do congresso clique aqui.

O INSA possui um histórico de mais de 40 anos no desenvolvimento e implementação de competências na área da qualidade laboratorial, controlo da qualidade interno e avaliação externa da qualidade, através do Programa Nacional de Avaliação Externa da Qualidade laboratorial (PNAEQ). No sentido de dar continuidade a este trabalho, teve início em 2015 o Projeto de Melhoria da Qualidade Laboratorial para Países de Língua Portuguesa (ProMeQuaLab).

O ProMeQuaLab, que visa a melhoria da qualidade nos laboratórios de medicina laboratorial em países de língua oficial portuguesa, contempla a organização de um congresso bianual com foco na qualidade laboratorial para os países de língua portuguesa. Pretende-se com esta iniciativa reunir profissionais e peritos na área, no sentido de apresentar e debater o “estado da arte”, assim como difundir e promover a implementação das melhorias adequadas.

imagem do post do 4º Congresso de Controlo da Qualidade Laboratorial para Países de Língua Portuguesa