13.ª Reunião Anual PortFIR

15-09-2021

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, através do seu Departamento de Alimentação e Nutrição, promove dia 28 de outubro, em formato online, a 13.ª Reunião Anual PortFIR, este ano dedicada ao tema “Alimentação saudável e sustentabilidade alimentar | O que trouxe a pandemia?”. O evento visa abordar os temas da alimentação saudável, sustentabilidade alimentar e saúde, procurando refletir e debater os impactes, desafios e oportunidades que se colocam em consequência da COVID-19, bem como divulgar movimentos e iniciativas regionais e locais, centradas na alimentação, consumo e sociedade, levadas a cabo para mitigação dos efeitos da pandemia em diferentes setores.

A 13.ª Reunião Anual PortFIR (Plataforma Portuguesa de Informação Alimentar) tem também como objetivo divulgar trabalhos de investigação na área da alimentação, nutrição e/ou segurança alimentar. Destinada aos membros das Redes, profissionais de saúde, laboratórios, comunidades científica e académica, indústria alimentar e da distribuição, e todos os demais interessados nesta temática, a reunião será transmitida em direto através de plataforma digital a indicar brevemente e terá acesso livre, sendo sujeito a inscrição prévia.

A submissão de resumos para apresentação em poster deverá ser efetuada até 28 de setembro de 2021, através do email roberto.brazao@insa.min-saude.pt e de acordo com os critérios de elaboração e submissão. A aceitação dos resumos será comunicada até ao dia 07 de outubro 2021. Dos resumos apresentados, o júri selecionará dois para serem apresentados também oralmente na Sessão da Tarde da Reunião. Os Posters deverão ser enviados até ao dia 21 de outubro de 2021, para o email anteriormente indicado. Todos os trabalhos aceites e apresentados na forma de poster são candidatos ao prémio de melhor poster.

O Programa PortFIR – Plataforma de Informação Alimentar tem como objetivo a implementação de redes portuguesas de partilha de conhecimento em segurança alimentar e nutrição, assente num portal que inclui a Tabela da Composição de Alimentos portuguesa (TCA) e que, futuramente, incluirá outras bases de dados, sustentáveis e de qualidade reconhecida, sobre contaminação de alimentos e consumos alimentares. Atualmente conta com cerca de 150 membros, de mais de 90 organismos e entidades públicas e privadas, nomeadamente legisladores e reguladores, laboratórios, universidades, centros de investigação, associações e organizações do setor agroalimentar e da saúde e empresas da produção e/ou distribuição alimentar, restauração e saúde.

imagem do post do 13.ª Reunião Anual PortFIR