DEZEMBRO 2016

15-12-2016

Cartão. Nº de inventário: MS.02775.

Medidas: 14,5 x 9,5 cm

Cartão identificativo do Professor António Maria de Lancastre, enquanto chefe da delegação portuguesa no 1º Congresso Egípcio de Medicina, que teve lugar no Cairo de 19 a 23 de dezembro de 1902.

D. António Maria de Lancastre (1857-1941) foi o primeiro presidente da Assistência Nacional aos Tuberculosos (ANT), o último médico da Casa Real e também conselheiro da Rainha D. Amélia para os assuntos relacionados com questões de saúde pública.

O cartão está assinado pelo Dr. Serge Voronoff, médico da corte egípcia, na qualidade de secretário-geral, e pelo Dr. Ibrahim Pacha Assam, na qualidade de presidente do congresso. A ilustração apresenta do lado esquerdo Hórus, o deus egípcio dos céus, com cabeça de falcão e corpo de humano. Em torno da parte central estão dispostos motivos vegetalistas representando nenúfares e, em cima à direita, o caduceu de Mercúrio.

O cartão faz parte do acervo proveniente do Instituto de Assistência Nacional aos Tuberculosos. No mesmo acervo existe ainda um conjunto de fotografias a edificações egípcias equivalentes aos postos de desinfeção nacionais, que provavelmente terão sido tiradas no âmbito do congresso.

 

imagem do post do DEZEMBRO 2016